ENTREVISTAS - Joel Zambujeira, futuro cabo dos Amadores de Cascais


Após volta no Campo Pequeno em 2011
No próximo sábado, dia 12 de Maio, em GARVÃo, o Grupo de Forcados Amadores de Cascais vive um momento importante da sua história, com Joel Zambujeira a suceder a Pedro Marques no comando do grupo renascido em 1981 pelas mãos de Francisco Cano.
O blog Forcado Amador esteve à conversa com o cabo que termina funções, Pedro Marques, e com o que irá assumir esta nova responsabilidade, Joel Zambujeira. Hoje publicamos a entrevista com o futuro cabo.

Vitor Besugo (VB) – Como nasceu o teu gosto pelos toiros e, como chegaste ao Grupo de Cascais?
Joel Zambujeira (JZ) – O gosto pelos toiros, começou logo quando nasci, pois o meu pai (José Luís Zambujeira) pegava já no grupo de Cascais e eu comecei a ir ao colo da minha mãe a ver as corridas do grupo, e comecei logo a querer ser forcado, por brincadeira, mas mais tarde essa brincadeira tornou-se algo sério, que ainda hoje dura.


VB - Com que idade e qual foi a tua primeira fardação (com que cabo)? Onde e quando pegaste o teu primeiro touro?
JZ - Fardei-me pela primeira vez em 1999, tinha então 12 anos, e foi na praça de Lagos, peguei logo um novilho nessa tarde e quem comandava oficialmente o grupo de Cascais era o cabo Francisco Cano.

VB - Quais foram os forcados que mais te marcaram?
JZ - Sem dúvida alguma, por tudo o que me ensinou, que destaco o meu pai, depois o Francisco Troles que considerava na altura em que se fardava como um primeiro ajuda de eleição em qualquer grupo, e depois o Ricardo Trincalhetas, que me deu imensas segundas ajudas e com quem partilho ainda uma grande amizade.  

Póvoa de Varzim - Corrida RTP Norte / 2003
VB - Quantas épocas no activo fizeste, e quantos toiros já pegaste?
JZ - Esta vai ser a minha 13ª temporada e levo 87 toiros pegados

VB - Qual o momento, ou momentos, que melhores recordações te trazem?
JZ - Os melhores momentos são sem dúvida as corridas que fazemos longe de casa, onde o espirito de grupo prevalece e as amizades afinam-se. As corridas longe são também importantes para integrar os mais novos no grupo.

VB - E os menos bons?
JZ - Os menos bons são naturalmente as colhidas e as lesões, que são os ossos do ofício, mas de todas as colhidas destaco a do Fernando Cristo, em 2000 na praça de S. Matias, que ao dobrar um colega saltou uma bandarilha do toiro e ficou cravada na sua garganta, felizmente já recuperou e hoje o Fernando continua a acompanhar com assiduidade o grupo.
   
VB - Foste escolhido para suceder a Pedro Marque no camando do Grupo de Cascais, como é que viste esta escolha?
JZ – Com enorme responsabilidade e receio de por algum motivo não conseguir corresponder à confiança que em mim estão a depositar.

VB - O que prometes a quem acompanha o Grupo de Cascais.
JZ – Prometo dar tudo de mim, empenhar-me ao máximos para que o grupo de Cascais continue a ser um grupo de prestígio, e que tenha sempre orgulho em nós.

VB - Como é que vai ser o próximo dia 28 de Abril?
JZ – Até me custa pensar nisso, de certeza que vou estar mais nervoso que nunca, mas esse dia tem que chegar e as coias irão correr bem com certeza.

VB - Que mensagem deixas aos antigos, actuais e futuros forcados do Grupo de Cascais?
JZ – Aos antigos forcados peço para que nos acompanhem sempre que possam, pois a sua presença é muito importante para os forcados, e aos forcados e aos futuros que me ajudem a levar o grupo para a frente e que pensem sempre em Honrar a nossa Jaqueta para que os que já a envergaram tenham orgulho em nós.

Curtas:
- A tua melhor pega?
Penso que foi em 2006, na praça de toiros da Figueira da Foz ,numa corrida da RTP Centro. 
- Ganadaria?
Varela Crujo
- Cavaleiro?
Maestro João Moura 
- Toureiro?  
El Juli
- Passatempo favorito?
Andar de Mota e de Jipe
- Clube?
Benfica
- Prato?
Cozido de Grão
- Destino de férias?
Dubai



0 comments:

Enviar um comentário

ATENÇÃO: NÃO SE ACEITAM COMENTÁRIOS ANÓNIMOS

APOIO À DIVULGAÇÃO

APOIO À DIVULGAÇÃO

ENVIA NOTICIAS DO TEU GRUPO

Nome

Email *

Mensagem *

VISITAS

ATENÇÃO

É expressamente proibida a cópia ou reprodução dos conteúdos sem autorização. Se desejar alguma fotografia ou informação contacte: geral.forcadoamador@gmail.com.

FORCADO AMADOR © 2010 All rights reserved.