ENTREVISTAS - Valter Rico, futuro cabo do Real Grupo de Moura


No próximo sábado, dia 12 de Maio, em Moura, o Real Grupo de Forcados Amadores de Moura vive um momento importante da sua história, com Valter Rico a suceder a Pedro Acababo no comando do grupo fundado em 1971 pelas mãos de António Maria Fernandes Garcia

O blog Forcado Amador esteve à conversa com o cabo que termina funções, Pedro Acabado e com o que irá assumir esta nova responsabilidade, Valter Rico. Hoje publicamos a entrevista com o futuro cabo.

Vitor Besugo (VB) – Como nasceu o teu gosto pelos toiros e, como chegaste ao Real Grupo de Moura?
Valter Rico(VR) –  O meu gosto pelos toiros nasce através do gosto pelos cavalos por estarem ambos ligados à tauromaquia. A minha chegada ao Real aconteceu através de um amigo que na altura frequentava os treinos do grupo e em conversa me vez o convite para ir a um treino na Ganadaria Varela Crujo.

VB - Com que idade e qual foi a tua primeira fardação (com que cabo)? Onde e quando pegaste o teu primeiro touro?
VR – Com 18 anos na praça de toiros de Santo António da Areias em 1997, era na altura o cabo  António Romão Matado. A minha 1ª pega foi em Amieira em 2000 a um toiro de São Marcos.

VB - Quais foram os forcados que mais te marcaram?
VR – Tenho alguns,do meu grupo, sem dúvida o meu 1º Cabo António Romão Matado pela escola de grupo que me transmitiu, depois o luís Coelho, Gonçalo Pinheiro, António José Garcia.
E na minha posição que é 1ª ajudas tenho o João Costa (Pantufeira), Luís Ribeiro (Pata Larga)  Diogo Campilho e o Zé Penalty é difícil chegar ao nível deles.

VB - Quantas épocas no activo fizeste, e quantos toiros já pegaste de caras?
VR – Tenho 15 época e 30 toiros pegados.

VB - Qual o momento, ou momentos, que melhores recordações te trazem?
VR – A 1ª vez que o grupo pegou em Santarém e depois da reinauguração do Campo Pequeno, penso que foram grandes momentos para o grupo e para qualquer forcado fardar-se nestas duas praças .

VB - E os menos bons?
VR – Os menos bons são todos aqueles em que as lesões acontecem durante as corridas.

VB - Foste escolhido para suceder a Pedro Acabado no camando do Real Grupo de Moura, como é que viste esta escolha?
VR – Vi com alguma normalidade, sabia que iria ser confrontado com este assunto depois de saber da decisão do Pedro sair. Ponderei bastante visto ser um cargo de bastante responsabilidade e com o apoio dos actuais e antigos elementos e também da minha família resolvi aceitar.

VB - O que prometes a quem acompanha o Real Grupo de Moura.
VR – Apenas posso dizer que quem quiser acompanhar o grupo de Moura fora ou dentro de praça será sempre bem recebido, a nossa escola de grupo assim funciona. Nem todos pudemos ser forcados mas pudemos ser bons amigos e aficionados e nós cá estaremos para receber quem quiser fazer parte desta família.

VB - Como é que vai ser o próximo dia 12 de Maio?
VR – Espero que seja um dia de festa acima de tudo, que as coisas corram com naturalidade e com sorte para todos.

VB - Que mensagem deixas aos antigos, actuais e futuros forcados do Real Grupo de Moura?
VR – Aos antigos que continuarei a transmitir toda a escola que aprendi até ao dia de hoje, actuais que continuem assim com o mesmo espírito de camaradagem e entre ajuda, aos mais novos que tenham espírito de sacrifício e que saibam esperar pela sua oportunidade por eles passa o futuro do grupo.


Curtas:
- A tua melhor pega?
Em Santarém a um toiro São Torcato.

- Ganadaria?
Grave e São Martinho

- Cavaleiro?
António Telles

- Toureiro? 
El Juli

- Passatempo favorito?
Equitação e futebol

- Clube?
Benfica

- Prato?
Esparguete à bolonhesa

- Destino de férias?
Brasil



0 comments:

Enviar um comentário

ATENÇÃO: NÃO SE ACEITAM COMENTÁRIOS ANÓNIMOS

APOIO À DIVULGAÇÃO

APOIO À DIVULGAÇÃO

ENVIA NOTICIAS DO TEU GRUPO

Nome

Email *

Mensagem *

VISITAS

ATENÇÃO

É expressamente proibida a cópia ou reprodução dos conteúdos sem autorização. Se desejar alguma fotografia ou informação contacte: geral.forcadoamador@gmail.com.

FORCADO AMADOR © 2010 All rights reserved.