Balanço da Temporada - GFA de Portalegre

O FORCADO AMADOR está a publicar um ciclo de pequenas entrevistas de balanço de temporada aos cabos de todos os Grupos de Forcados que actuaram este ano nas arenas portuguesas.
Depois dos cabos dos Grupos de Évora, Caldas da Rainha, Monforte, Monsaraz, Pinhal Novo, Montemor, São Manços, Beja, Lisboa, Moita, Vila Franca, Ap. Barrete Verde, T.T. Terceirense, Arronches, Ribatejo, Salvaterra, Alter, Apos. da Chamusca, Cascais, Acad. de Elvas, Azambuja e Moura, e que pode rever no separador "ENTREVISTAS", publicamos agora o balanço da temporada do realizada pelo cabo dos Amadores de Portalegre - Francisco Paralta.


Os Amadores de Portalegre foram na opinião de muitos a revelação da presente temporada, pisaram as principais arenas do país e souberam aproveitar as aportunidades. Actuaram por 16 vezes e realizaram 66 tentativas para pegar os 46 toiros que enfrentaram, com uma média de 1,43 tentativa/toiro, posicionando-se no 7.º lugar do nosso Escalafon de Corridas (dados FORCADO AMADOR).

O Grupo de Forcados Amadores de Portalegre teve como origem um conjunto de jovens estudantes do 6º ano do antigo Liceu Nacional de Portalegre.
A corrida de apresentação foi em Portalegre em Maio de 1969 com José Carrilho Landeiro, antiga glória dos Amadores de Santarém a sair a cabo.
Em 1998 Fernando Coelho assume a chefia do Grupo contando com a maioria da antiga formação e integrando novos forcados. A 8 de Julho de 2011 deu-se na Praça de Touros José Elias Martins a passagem de testemunho de Fernando Coelho a Francisco Paralta, passando este a ser o 8º e actual cabo do GFA de Portalegre.
A tragédia assolou este grupo por diversas vezes, a 8 de Setembro de 1998, o 2º  ajuda na formação que pegava um toiro de Brito Pais, Pedro Belacorça sofre uma grave perfuração no abdómen, provocada mais uma vez por uma bandarilha, vindo em consequência da mesma a falecer no dia 21 de Outubro.
Em 2009, no dia 14 de Março, a tragédia atinge de novo o grupo quando, num treino, Francisco Matias, fechado na cabeça de uma vaca, da, ganadaria de Francisco Romão Tenório, fugida aos ajudas, embate na parede do tentadero do que resulta um tremendo traumatismo craniano que lhe provoca, segundo se pensa, morte cerebral imediata, vindo a ser declarado o óbito no dia 16 no Hospital de S. José em Lisboa para onde foi transferido no dia do acidente
.


Forcado Amador (F.A.) - Quantos elementos se fardaram em 2012 com a vossa jaqueta? 
Francisco Paralta (F.P.) - Na presente época o Grupo de Forcados Amadores de Portalegre contou com 27 elementos em actividade.

(F.A.) -  Qual a idade do forcado mais novo, do mais velho e qual a média de idades? 
(F.P.) - O forcado mais novo que esteve em actividade este ano tem 16 anos e o mais velho 32, apresentado o Grupo uma média de idades de 24 anos.

(F.A.) - Qual o balanço geral da temporada de 2012 para o seu grupo?
(F.P.) - O Grupo de Forcados Amadores de Portalegre realizou 16 corridas este ano (não tantas como gostaria de ter feito), nas quais pegou 46 toiros das mais variadas ganadarias (Pinto Barreiros, Infante da Câmara, Manuel A. Coimbra, Palha, Ruy Gonçalves, António Silva, Rosa Tata, Somer d’Andrade, entre outras) e com um total de 66 tentativas. Embora não tenhamos realizado o número de corridas desejado, este número torna-se tão valoroso como em anos em que realizámos mais de 20, visto que embora tenham sido realizadas menos corridas, a qualidade das mesmas aumentou, pegámos datas importantes, com cartéis de Grande nível e com toiros que pediam um Grupo de Forcados. Sendo assim fiquei bastante satisfeito com a temporada realizada no ano de 2012, ainda assim não posso deixar de mostrar a minha tristeza por na minha primeira temporada como Cabo não pegar na praça José Elias Martins em Portalegre, na Nossa casa e perante o Nosso público. No geral o Grupo esteve bem, com dignidade em todos as praças, andou de forma humilde na Festa e cresceu muito como Grupo.

(F.A) - Qual o momento que destaca pela positiva em 2012? 
(F.P.) - Considerando que o ano de 2012 foi muito positivo, mas o momento que mais destaco pela positiva foi a Grande movimentação de apoiantes do Grupo ao Campo Pequeno na corrida de dia 19 de Julho, contámos com o apoio de aproximadamente 280 pessoas nas bancadas, vindas de todo o distrito e não só, sendo talvez dos momentos, desde que entrei para o Grupo de Forcados Amadores de Portalegre, que mais senti que Portalegre estava com o Grupo.

(F.M) - E pela negativa? 
(F.P.) - Sem dúvida o momento que marca toda esta temporada de 2012 pela negativa foi a grave lesão do forcado Nuno Carvalho, principalmente porque o Grupo de Portalegre partilhava a corrida com o Ap. da Moita.

(F.A) - Infelizmente os forcados têm que saber conviver com as lesões provocadas por colhidas. Quais as lesões mais graves que ocorreram no seu grupo? E como estão a recuperar os forcados em causa? 
(F.P.) - No campo das lesões pode ser feito um balanço positivo visto que foram poucas e de baixa gravidade, ao contrário de anos anteriores em que o Grupo foi muito castigado.

(F.A) - Uma mensagem para todo os que nos lêem... 
(F.P.) - Espero que o Forcado Amador continue o bom trabalho que tem feito, é cada vez mais importante valorizar a figura do Forcado, dignifica-la e principalmente respeita-la, nesse campo o Forcado Amador tem tido um papel importantíssimo. Aos outros Grupo aproveito para desejar Sorte para o ano de 2013, que se reparta por todos de igual forma.


Grupo de Forcados Amadores de Portalegre



0 comments:

Enviar um comentário

ATENÇÃO: NÃO SE ACEITAM COMENTÁRIOS ANÓNIMOS

APOIO À DIVULGAÇÃO

APOIO À DIVULGAÇÃO

ENVIA NOTICIAS DO TEU GRUPO

Nome

Email *

Mensagem *

VISITAS

ATENÇÃO

É expressamente proibida a cópia ou reprodução dos conteúdos sem autorização. Se desejar alguma fotografia ou informação contacte: geral.forcadoamador@gmail.com.

FORCADO AMADOR © 2010 All rights reserved.