ENTREVISTAS - José Maria Charaz, futuro cabo dos Amadores de Beja



No próximo domingo, dia 28 de Abril, em Beja, o Grupo de Forcados Amadores de Beja vive um momento importante da sua história, com José Maria Charraz a suceder a Manuel Almodôvar no comando do grupo, que reapareceu a 1 de maio de 2008.
O blog Forcado Amador esteve à conversa com o cabo que termina funções, Manuel Almodôvar e com o que irá assumir esta nova responsabilidade, José Maria Charraz. Hoje publicamos a entrevista com o futuro cabo.




Vitor Besugo (VB) – Como nasceu o teu gosto pelos toiros e, como chegaste ao Grupo de Beja?
(JMC) - Penso que já nasci aficionado, posteriormente comecei por experimentar a pegar umas vacas em garraiadas, aí despertou-me o interesse por uma coisa mais seria e surgiu um convite pelo grupo de Moura para ir a um treino.
Já tinha saído entretanto do grupo de Moura, mas um convite do Manuel para reactivar o grupo de beja fez-me reconsiderar e acabei por voltar ao activo, entendi que era um projecto interessante com pernas para andar e que tinha futuro.

VB - Com que idade e qual foi a tua primeira fardação (com que cabo em que grupo)? Onde e quando pegaste o teu primeiro touro?
(JMC) - Tinha 19 anos, foi no campo pequeno, sendo cabo o José Maria Guerreiro, grupo de moura. Sendo ajuda surgiu uma oportunidade para pegar de caras e esta acabou por ser em albufeira com 20 anos.

VB - Quais foram os forcados que mais te marcaram?
(JMC) - O Luís Miguel Ribeiro (também pegou no nosso grupo) e o Valter Machado do grupo de Moura.

VB - Qual o momento, ou momentos, que melhores recordações te trazem?
(JMC) - Lembro-me de uma corrida em Aldeia da Ponte onde dei 6 primeiras ajudas e a estreia do grupo de Beja no Campo Pequeno.

VB - E os menos bons?
(JMC) - A saída do grupo de Moura.

VB - Foste escolhido para suceder a Manuel Almodôvar no comando do Grupo de Beja, como é que vês esta escolha?
(JMC) - Vejo com grande responsabilidade, é um grande desafio, tenho uma grande vontade e acima de tudo quero dignificar o nome do grupo e da nossa cidade.

VB - O que prometes a quem acompanha o Grupo de Beja.
(JMC) - Um grande ambiente, dignificar e representar com a maior responsabilidade a nossa jaqueta, receber bem não só os habituais acompanhantes como os que chegam de novo, e continuar a partilhar com todos o espirito que nos caracteriza.

VB - Como é que vai ser o próximo dia 28 de Abril?
(JMC) - Uma tarde de festa e de glória, de grande responsabilidade e que a cidade esteja connosco e nos venha apoiar como o têm feito até aqui.

VB - Que mensagem deixas aos antigos, actuais e futuros forcados do Grupo de Beja?
(JMC) - Aos antigos, que nos acompanhem sempre q possível e que nunca se esqueçam que nós somos uma família e que a nossa jaqueta também é a jaqueta deles, aos actuais podem contar sempre comigo para tudo seja dentro ou fora de praça, espero que eles acreditem em si próprios como eu acredito neles e que respeitem sempre aqueles que já deram a sua vida por este grupo, aos futuros, serão sempre bem recebidos, têm aqui uma família com quem podem contar e apelo a que venham experimentar e dessa forma verificam o excelente espirito que gira em torno de todo o grupo.

Curtas:

- A tua melhor pega?
Albufeira (risos, único toiro),sendo eu ajuda posso realçar uma 1ª ajuda na monumental de Cascais que era 1ª Corrida Real a um toiro de Ernesto de Castro.

- Um Forcado
 Gonçalo Pinheiro

- Ganadaria?
 Varela Crujo

- Cavaleiro?
João Moura

- Toureiro?
Juli

- Passatempo favorito?
Caça

- Clube?
F. C. Porto

- Prato?
Cabrito assado no forno

- Destino de férias?
Monte Gordo


0 comments:

Enviar um comentário

ATENÇÃO: NÃO SE ACEITAM COMENTÁRIOS ANÓNIMOS

APOIO À DIVULGAÇÃO

APOIO À DIVULGAÇÃO

ENVIA NOTICIAS DO TEU GRUPO

Nome

Email *

Mensagem *

VISITAS

ATENÇÃO

É expressamente proibida a cópia ou reprodução dos conteúdos sem autorização. Se desejar alguma fotografia ou informação contacte: geral.forcadoamador@gmail.com.

FORCADO AMADOR © 2010 All rights reserved.